TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO
As instituições de educação superior que atuam na modalidade EaD, respeitando a legislação em vigor e as presentes Diretrizes e Normas Nacionais, respondem:
pela definição dos currículos, metodologias e elaboração de material didático; pela orientação acadêmica dos processos pedagógicos; pelos sistemas de acompanhamento e da avaliação da aprendizagem.
pelos sistemas de acompanhamento e da avaliação da aprendizagem.
pela organização acadêmica, execução e gestão de seus cursos; pela definição dos currículos, metodologias e elaboração de material didático; pela orientação acadêmica dos processos pedagógicos; pelos sistemas de acompanhamento e da avaliação da aprendizagem.
pela organização acadêmica, execução e gestão de seus cursos; pela definição dos currículos, metodologias e elaboração de material didático e da avaliação da aprendizagem.
pela organização acadêmica, execução e gestão de seus cursos; pela definição dos currículos, metodologias e elaboração de material didático.
A modalidade EaD precisa ser prevista, planejada e integrada ao projeto institucional da IES, bem como considerada nos processos de credenciamento e recredenciamento institucional, compondo as dimensões e índices de desempenho da IES, além de estar sujeita à avaliação institucional externa para esse fim. Com base na leitura da Resolução nº 1 (2016), analise os itens, abaixo, e coloque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O disposto no caput abrange tanto as atividades na sede quanto os projetos de criação de polos de EaD e, consequentemente, as atividades neles realizadas.
( ) Os polos de EaD deverão ser avaliados apenas no âmbito do credenciamento, sem necessidade de ser avaliado no âmbito de recredenciamento institucional. F
( ) A expansão de cursos e polos EaD deverá estar subordinada e obedecer aos termos específicos e gerais do PDI da IES, a ser homologado no ato de credenciamento e/ou recredenciamento da IES, dispensada a autorização de cursos para instituições que gozem de autonomia, exceto para os cursos referidos no art. 28, § 2º, do Decreto nº 5.773, de 2006, na forma da legislação.
( ) A expansão de polos e cursos na modalidade EaD não precisa submeter-se ao processo de credenciamento, recredenciamento e aditamento de credenciamento de polos de EaD, em consonância com a legislação vigente e com o disposto nesta Resolução, dispensada a autorização de cursos para instituições que gozem de autonomia, exceto para os cursos referidos no art. 28, § 2º, do Decreto nº 5.773, de 2006, na forma da legislação. F
Está correto o que afirma em:
V, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
F, F, V, F.
V, V, F, F.
Os professores precisam aprender a utilizar a mídia não como resolução dos problemas impostos pela prática didática, mas como proposta que traga uma fonte de aprendizado a mais para ser trabalhada em sala de aula. Esta visão implica ter uma atitude sem preconceito, não somente porque colabora para desnudar a noção de verdade perpassada pelas mídias e aceita por um expressivo número de cidadãos, mas também porque pensa esse fenômeno como parte da nossa realidade. GAIA, Rossana. Educomunicação & mídias. Maceió: Edufal, 2001, p. 35
Durante a discussão promovida pela coordenadora pedagógica, três professoras apresentaram os seguintes comentários:
Vera: - Na minha disciplina de Artes eu não preciso utilizar nenhum tipo de mídia ou tecnologias
Ana: - Preciso ampliar meus estudos sobre as mídias e as tecnologias para desenvolver estratégias diversificadas de aprendizagem.
Inês: - As mídias e as tecnologias podem contribuir de forma insignificante para a minha disciplina de Língua Portuguesa. Aliás, por causa dessas tecnologias os alunos escrevem tão incorretamente.
Maria: – As minhas aulas de Geografia podem ficar bem interessantes com esses recursos. Nossos mapas já não atendem a necessidades dos nossos alunos.
Considerando os elementos apresentados e os comentários das professoras, identifique nas proposições abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) Ana demonstra consciência das transformações ocorridas no contexto educativo.
( ) Vera apresenta uma visão limitada sobre as possibilidades de utilização das mídias e tecnologias no contexto educacional.
( ) Maria demonstra conhecer a realidade dos seus alunos, reconhece a importância das tecnologias em sala de aula e percebe que o “colorir” mapas não atendem os interesses dos alunos.
( ) Inês está satisfeita com a utilização de recursos tecnológicos e mídias na sala de aula.
Assinale a alternativa que identifica a sequência correta das proposições acima.
V-F-V-V
V-V-F-F
V-F-F-F
V-V-V-F
V-F-V-F
Segundo Busaro (1998, p. 51)
[...] as telecomunicações favorecem a coleta de dados e o acesso aos bancos disponíveis: o audiovisual favorece a apresentação explicativa e ilustrativa do real; a informatica favorece a classificação, hierarquização dos dados coletados e a criação de situações de simulação.
(BUSATO, Luiz R. Tecnologias de Informação, comunicação e educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Funcação Carlos Chagas, 1998)
Portanto cada recursos tecnológico tem a sua adequação medida de acordo com os objetivos pretendidos. Para que o professor consiga utilizar as tecnologias de forma produtiva é necessário:
que a direção da escola obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a supervisão pedagógica obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a infraestrutura seja adequada para o funcionamento das tecnologias sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que o professor, juntamente com equipe da escola, obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que os alunos obtenham formação adequada para sua utilização sendo capaz de utilizar o computador.
O avanço das TIC tem proporcionado uma revolução na forma de comunicação humana, ampliando as possibilidades de uso dessas tecnologias no processo de educação através dos recursos oferecidos, principalmente pela Internet, através da web 2.0. Estamos cada vez mais imersos pela Internet em nossa vida, seja pelo banco que utilizamos para fazer movimentações online, pelas mais diversas compras, diversões, pesquisas, comunicação online com qualquer parte do mundo, entre outros.
(TEIXEIRA, Ana Claudia Teixeira. Novas Formas de Produção de Conhecimento: utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista UDESC Virtu@l. v. 1, n. 2. 2008.)
Identifique nas proposições abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F) quanto às características da web 2.0:
( ) proporcionou autonomia para as pessoas na criação e publicação de conteúdos na Internet.
( ) facilitou a interação entre as pessoas por meio dos seus aplicativos.
( ) tornou acessível os custos dos equipamentos de informática.
( ) popularizou o uso das redes sociais.
Assinale a alternativa correta:
F – V – F – F.
V – F – V – V.
F – F – V – V.
F – V – V– F.
V – V – F – F.
Ana Maria é uma professora recém-formada no curso de Licenciatura realizado na modalidade a distância. Ao longo dos seus estudos ela desenvolveu habilidades para utilização de várias tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Ao iniciar suas atividades de estágio ficou extremamente empolgada para desenvolver atividades utilizando o computador na sua escola. Entretanto, a diretora alertou que somente com a presença do professor treinado pela Superintendência era permitida a utilização do laboratório de informática.
Considerando as modificações nas formas de aprender e ensinar promovidas pela sociedade da informação e das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), promoveram modificações na forma de distribuição das informações pela sociedade.
A utilização das TIC’s na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A utilização das TIC’s deve ser pensada considerando o seu contexto e sua proposta definida no projeto político-pedagógico da escola a fim de construir uma prática que promova a aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade em equipamentos.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para ensinar os alunos a utilizar o computador.
A utilização das TIC’s deve obedecer a hierarquia da escola.
Observando a charge abaixo:

Reflita sobre as formas que a humanidade desenvolve e utiliza os recursos tecnológicos, indicando qual das proposições abaixo são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) as tecnologias são desenvolvidas para resolver uma necessidade em um determinado contexto histórico, social e tecnológico que em outro momento pode parecer inadequado.
( ) tecnologias antigas não podem ser utilizadas em um contexto digital.
( ) Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento.
( ) A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida.
Assinale a alternativa correta:
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – F.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador.
Sobre mediação pedagógica, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.
Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.
LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1
Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
pela definição dos currículos, metodologias e elaboração de material didático; pela orientação acadêmica dos processos pedagógicos; pelos sistemas de acompanhamento e da avaliação da aprendizagem.
pelos sistemas de acompanhamento e da avaliação da aprendizagem.
pela organização acadêmica, execução e gestão de seus cursos; pela definição dos currículos, metodologias e elaboração de material didático; pela orientação acadêmica dos processos pedagógicos; pelos sistemas de acompanhamento e da avaliação da aprendizagem.
pela organização acadêmica, execução e gestão de seus cursos; pela definição dos currículos, metodologias e elaboração de material didático e da avaliação da aprendizagem.
pela organização acadêmica, execução e gestão de seus cursos; pela definição dos currículos, metodologias e elaboração de material didático.
A modalidade EaD precisa ser prevista, planejada e integrada ao projeto institucional da IES, bem como considerada nos processos de credenciamento e recredenciamento institucional, compondo as dimensões e índices de desempenho da IES, além de estar sujeita à avaliação institucional externa para esse fim. Com base na leitura da Resolução nº 1 (2016), analise os itens, abaixo, e coloque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O disposto no caput abrange tanto as atividades na sede quanto os projetos de criação de polos de EaD e, consequentemente, as atividades neles realizadas.
( ) Os polos de EaD deverão ser avaliados apenas no âmbito do credenciamento, sem necessidade de ser avaliado no âmbito de recredenciamento institucional. F
( ) A expansão de cursos e polos EaD deverá estar subordinada e obedecer aos termos específicos e gerais do PDI da IES, a ser homologado no ato de credenciamento e/ou recredenciamento da IES, dispensada a autorização de cursos para instituições que gozem de autonomia, exceto para os cursos referidos no art. 28, § 2º, do Decreto nº 5.773, de 2006, na forma da legislação.
( ) A expansão de polos e cursos na modalidade EaD não precisa submeter-se ao processo de credenciamento, recredenciamento e aditamento de credenciamento de polos de EaD, em consonância com a legislação vigente e com o disposto nesta Resolução, dispensada a autorização de cursos para instituições que gozem de autonomia, exceto para os cursos referidos no art. 28, § 2º, do Decreto nº 5.773, de 2006, na forma da legislação. F
Está correto o que afirma em:
V, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
F, F, V, F.
V, V, F, F.
Os professores precisam aprender a utilizar a mídia não como resolução dos problemas impostos pela prática didática, mas como proposta que traga uma fonte de aprendizado a mais para ser trabalhada em sala de aula. Esta visão implica ter uma atitude sem preconceito, não somente porque colabora para desnudar a noção de verdade perpassada pelas mídias e aceita por um expressivo número de cidadãos, mas também porque pensa esse fenômeno como parte da nossa realidade. GAIA, Rossana. Educomunicação & mídias. Maceió: Edufal, 2001, p. 35
Durante a discussão promovida pela coordenadora pedagógica, três professoras apresentaram os seguintes comentários:
Vera: - Na minha disciplina de Artes eu não preciso utilizar nenhum tipo de mídia ou tecnologias
Ana: - Preciso ampliar meus estudos sobre as mídias e as tecnologias para desenvolver estratégias diversificadas de aprendizagem.
Inês: - As mídias e as tecnologias podem contribuir de forma insignificante para a minha disciplina de Língua Portuguesa. Aliás, por causa dessas tecnologias os alunos escrevem tão incorretamente.
Maria: – As minhas aulas de Geografia podem ficar bem interessantes com esses recursos. Nossos mapas já não atendem a necessidades dos nossos alunos.
Considerando os elementos apresentados e os comentários das professoras, identifique nas proposições abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) Ana demonstra consciência das transformações ocorridas no contexto educativo.
( ) Vera apresenta uma visão limitada sobre as possibilidades de utilização das mídias e tecnologias no contexto educacional.
( ) Maria demonstra conhecer a realidade dos seus alunos, reconhece a importância das tecnologias em sala de aula e percebe que o “colorir” mapas não atendem os interesses dos alunos.
( ) Inês está satisfeita com a utilização de recursos tecnológicos e mídias na sala de aula.
Assinale a alternativa que identifica a sequência correta das proposições acima.
V-F-V-V
V-V-F-F
V-F-F-F
V-V-V-F
V-F-V-F
Segundo Busaro (1998, p. 51)
[...] as telecomunicações favorecem a coleta de dados e o acesso aos bancos disponíveis: o audiovisual favorece a apresentação explicativa e ilustrativa do real; a informatica favorece a classificação, hierarquização dos dados coletados e a criação de situações de simulação.
(BUSATO, Luiz R. Tecnologias de Informação, comunicação e educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Funcação Carlos Chagas, 1998)
Portanto cada recursos tecnológico tem a sua adequação medida de acordo com os objetivos pretendidos. Para que o professor consiga utilizar as tecnologias de forma produtiva é necessário:
que a direção da escola obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a supervisão pedagógica obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a infraestrutura seja adequada para o funcionamento das tecnologias sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que o professor, juntamente com equipe da escola, obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que os alunos obtenham formação adequada para sua utilização sendo capaz de utilizar o computador.
O avanço das TIC tem proporcionado uma revolução na forma de comunicação humana, ampliando as possibilidades de uso dessas tecnologias no processo de educação através dos recursos oferecidos, principalmente pela Internet, através da web 2.0. Estamos cada vez mais imersos pela Internet em nossa vida, seja pelo banco que utilizamos para fazer movimentações online, pelas mais diversas compras, diversões, pesquisas, comunicação online com qualquer parte do mundo, entre outros.
(TEIXEIRA, Ana Claudia Teixeira. Novas Formas de Produção de Conhecimento: utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista UDESC Virtu@l. v. 1, n. 2. 2008.)
Identifique nas proposições abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F) quanto às características da web 2.0:
( ) proporcionou autonomia para as pessoas na criação e publicação de conteúdos na Internet.
( ) facilitou a interação entre as pessoas por meio dos seus aplicativos.
( ) tornou acessível os custos dos equipamentos de informática.
( ) popularizou o uso das redes sociais.
Assinale a alternativa correta:
F – V – F – F.
V – F – V – V.
F – F – V – V.
F – V – V– F.
V – V – F – F.
Ana Maria é uma professora recém-formada no curso de Licenciatura realizado na modalidade a distância. Ao longo dos seus estudos ela desenvolveu habilidades para utilização de várias tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Ao iniciar suas atividades de estágio ficou extremamente empolgada para desenvolver atividades utilizando o computador na sua escola. Entretanto, a diretora alertou que somente com a presença do professor treinado pela Superintendência era permitida a utilização do laboratório de informática.
Considerando as modificações nas formas de aprender e ensinar promovidas pela sociedade da informação e das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), promoveram modificações na forma de distribuição das informações pela sociedade.
A utilização das TIC’s na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A utilização das TIC’s deve ser pensada considerando o seu contexto e sua proposta definida no projeto político-pedagógico da escola a fim de construir uma prática que promova a aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade em equipamentos.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para ensinar os alunos a utilizar o computador.
A utilização das TIC’s deve obedecer a hierarquia da escola.
Observando a charge abaixo:

Reflita sobre as formas que a humanidade desenvolve e utiliza os recursos tecnológicos, indicando qual das proposições abaixo são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) as tecnologias são desenvolvidas para resolver uma necessidade em um determinado contexto histórico, social e tecnológico que em outro momento pode parecer inadequado.
( ) tecnologias antigas não podem ser utilizadas em um contexto digital.
( ) Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento.
( ) A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida.
Assinale a alternativa correta:
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – F.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador.
Sobre mediação pedagógica, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.
Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.
LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1
Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
F, F, V, F.
V, V, F, F.
Os professores precisam aprender a utilizar a mídia não como resolução dos problemas impostos pela prática didática, mas como proposta que traga uma fonte de aprendizado a mais para ser trabalhada em sala de aula. Esta visão implica ter uma atitude sem preconceito, não somente porque colabora para desnudar a noção de verdade perpassada pelas mídias e aceita por um expressivo número de cidadãos, mas também porque pensa esse fenômeno como parte da nossa realidade. GAIA, Rossana. Educomunicação & mídias. Maceió: Edufal, 2001, p. 35
Durante a discussão promovida pela coordenadora pedagógica, três professoras apresentaram os seguintes comentários:
Vera: - Na minha disciplina de Artes eu não preciso utilizar nenhum tipo de mídia ou tecnologias
Ana: - Preciso ampliar meus estudos sobre as mídias e as tecnologias para desenvolver estratégias diversificadas de aprendizagem.
Inês: - As mídias e as tecnologias podem contribuir de forma insignificante para a minha disciplina de Língua Portuguesa. Aliás, por causa dessas tecnologias os alunos escrevem tão incorretamente.
Maria: – As minhas aulas de Geografia podem ficar bem interessantes com esses recursos. Nossos mapas já não atendem a necessidades dos nossos alunos.
Considerando os elementos apresentados e os comentários das professoras, identifique nas proposições abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) Ana demonstra consciência das transformações ocorridas no contexto educativo.
( ) Vera apresenta uma visão limitada sobre as possibilidades de utilização das mídias e tecnologias no contexto educacional.
( ) Maria demonstra conhecer a realidade dos seus alunos, reconhece a importância das tecnologias em sala de aula e percebe que o “colorir” mapas não atendem os interesses dos alunos.
( ) Inês está satisfeita com a utilização de recursos tecnológicos e mídias na sala de aula.
Assinale a alternativa que identifica a sequência correta das proposições acima.
V-F-V-V
V-V-F-F
V-F-F-F
V-V-V-F
V-F-V-F
Segundo Busaro (1998, p. 51)
[...] as telecomunicações favorecem a coleta de dados e o acesso aos bancos disponíveis: o audiovisual favorece a apresentação explicativa e ilustrativa do real; a informatica favorece a classificação, hierarquização dos dados coletados e a criação de situações de simulação.
(BUSATO, Luiz R. Tecnologias de Informação, comunicação e educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Funcação Carlos Chagas, 1998)
Portanto cada recursos tecnológico tem a sua adequação medida de acordo com os objetivos pretendidos. Para que o professor consiga utilizar as tecnologias de forma produtiva é necessário:
que a direção da escola obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a supervisão pedagógica obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a infraestrutura seja adequada para o funcionamento das tecnologias sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que o professor, juntamente com equipe da escola, obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que os alunos obtenham formação adequada para sua utilização sendo capaz de utilizar o computador.
O avanço das TIC tem proporcionado uma revolução na forma de comunicação humana, ampliando as possibilidades de uso dessas tecnologias no processo de educação através dos recursos oferecidos, principalmente pela Internet, através da web 2.0. Estamos cada vez mais imersos pela Internet em nossa vida, seja pelo banco que utilizamos para fazer movimentações online, pelas mais diversas compras, diversões, pesquisas, comunicação online com qualquer parte do mundo, entre outros.
(TEIXEIRA, Ana Claudia Teixeira. Novas Formas de Produção de Conhecimento: utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista UDESC Virtu@l. v. 1, n. 2. 2008.)
Identifique nas proposições abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F) quanto às características da web 2.0:
( ) proporcionou autonomia para as pessoas na criação e publicação de conteúdos na Internet.
( ) facilitou a interação entre as pessoas por meio dos seus aplicativos.
( ) tornou acessível os custos dos equipamentos de informática.
( ) popularizou o uso das redes sociais.
Assinale a alternativa correta:
F – V – F – F.
V – F – V – V.
F – F – V – V.
F – V – V– F.
V – V – F – F.
Ana Maria é uma professora recém-formada no curso de Licenciatura realizado na modalidade a distância. Ao longo dos seus estudos ela desenvolveu habilidades para utilização de várias tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Ao iniciar suas atividades de estágio ficou extremamente empolgada para desenvolver atividades utilizando o computador na sua escola. Entretanto, a diretora alertou que somente com a presença do professor treinado pela Superintendência era permitida a utilização do laboratório de informática.
Considerando as modificações nas formas de aprender e ensinar promovidas pela sociedade da informação e das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), promoveram modificações na forma de distribuição das informações pela sociedade.
A utilização das TIC’s na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A utilização das TIC’s deve ser pensada considerando o seu contexto e sua proposta definida no projeto político-pedagógico da escola a fim de construir uma prática que promova a aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade em equipamentos.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para ensinar os alunos a utilizar o computador.
A utilização das TIC’s deve obedecer a hierarquia da escola.
Observando a charge abaixo:

Reflita sobre as formas que a humanidade desenvolve e utiliza os recursos tecnológicos, indicando qual das proposições abaixo são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) as tecnologias são desenvolvidas para resolver uma necessidade em um determinado contexto histórico, social e tecnológico que em outro momento pode parecer inadequado.
( ) tecnologias antigas não podem ser utilizadas em um contexto digital.
( ) Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento.
( ) A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida.
Assinale a alternativa correta:
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – F.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador.
Sobre mediação pedagógica, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.
Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.
LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1
Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
V-F-V-V
V-V-F-F
V-F-F-F
V-V-V-F
V-F-V-F
Segundo Busaro (1998, p. 51)
[...] as telecomunicações favorecem a coleta de dados e o acesso aos bancos disponíveis: o audiovisual favorece a apresentação explicativa e ilustrativa do real; a informatica favorece a classificação, hierarquização dos dados coletados e a criação de situações de simulação.
(BUSATO, Luiz R. Tecnologias de Informação, comunicação e educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Funcação Carlos Chagas, 1998)
Portanto cada recursos tecnológico tem a sua adequação medida de acordo com os objetivos pretendidos. Para que o professor consiga utilizar as tecnologias de forma produtiva é necessário:
que a direção da escola obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a supervisão pedagógica obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a infraestrutura seja adequada para o funcionamento das tecnologias sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que o professor, juntamente com equipe da escola, obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que os alunos obtenham formação adequada para sua utilização sendo capaz de utilizar o computador.
O avanço das TIC tem proporcionado uma revolução na forma de comunicação humana, ampliando as possibilidades de uso dessas tecnologias no processo de educação através dos recursos oferecidos, principalmente pela Internet, através da web 2.0. Estamos cada vez mais imersos pela Internet em nossa vida, seja pelo banco que utilizamos para fazer movimentações online, pelas mais diversas compras, diversões, pesquisas, comunicação online com qualquer parte do mundo, entre outros.
(TEIXEIRA, Ana Claudia Teixeira. Novas Formas de Produção de Conhecimento: utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista UDESC Virtu@l. v. 1, n. 2. 2008.)
Identifique nas proposições abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F) quanto às características da web 2.0:
( ) proporcionou autonomia para as pessoas na criação e publicação de conteúdos na Internet.
( ) facilitou a interação entre as pessoas por meio dos seus aplicativos.
( ) tornou acessível os custos dos equipamentos de informática.
( ) popularizou o uso das redes sociais.
Assinale a alternativa correta:
F – V – F – F.
V – F – V – V.
F – F – V – V.
F – V – V– F.
V – V – F – F.
Ana Maria é uma professora recém-formada no curso de Licenciatura realizado na modalidade a distância. Ao longo dos seus estudos ela desenvolveu habilidades para utilização de várias tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Ao iniciar suas atividades de estágio ficou extremamente empolgada para desenvolver atividades utilizando o computador na sua escola. Entretanto, a diretora alertou que somente com a presença do professor treinado pela Superintendência era permitida a utilização do laboratório de informática.
Considerando as modificações nas formas de aprender e ensinar promovidas pela sociedade da informação e das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), promoveram modificações na forma de distribuição das informações pela sociedade.
A utilização das TIC’s na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A utilização das TIC’s deve ser pensada considerando o seu contexto e sua proposta definida no projeto político-pedagógico da escola a fim de construir uma prática que promova a aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade em equipamentos.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para ensinar os alunos a utilizar o computador.
A utilização das TIC’s deve obedecer a hierarquia da escola.
Observando a charge abaixo:

Reflita sobre as formas que a humanidade desenvolve e utiliza os recursos tecnológicos, indicando qual das proposições abaixo são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) as tecnologias são desenvolvidas para resolver uma necessidade em um determinado contexto histórico, social e tecnológico que em outro momento pode parecer inadequado.
( ) tecnologias antigas não podem ser utilizadas em um contexto digital.
( ) Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento.
( ) A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida.
Assinale a alternativa correta:
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – F.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador.
Sobre mediação pedagógica, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.
Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.
LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1
Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
que a direção da escola obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a supervisão pedagógica obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que a infraestrutura seja adequada para o funcionamento das tecnologias sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que o professor, juntamente com equipe da escola, obtenha formação adequada para sua utilização sendo capaz de integrar os meios com o processo de ensino.
que os alunos obtenham formação adequada para sua utilização sendo capaz de utilizar o computador.
O avanço das TIC tem proporcionado uma revolução na forma de comunicação humana, ampliando as possibilidades de uso dessas tecnologias no processo de educação através dos recursos oferecidos, principalmente pela Internet, através da web 2.0. Estamos cada vez mais imersos pela Internet em nossa vida, seja pelo banco que utilizamos para fazer movimentações online, pelas mais diversas compras, diversões, pesquisas, comunicação online com qualquer parte do mundo, entre outros.
(TEIXEIRA, Ana Claudia Teixeira. Novas Formas de Produção de Conhecimento: utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista UDESC Virtu@l. v. 1, n. 2. 2008.)
Identifique nas proposições abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F) quanto às características da web 2.0:
( ) proporcionou autonomia para as pessoas na criação e publicação de conteúdos na Internet.
( ) facilitou a interação entre as pessoas por meio dos seus aplicativos.
( ) tornou acessível os custos dos equipamentos de informática.
( ) popularizou o uso das redes sociais.
Assinale a alternativa correta:
F – V – F – F.
V – F – V – V.
F – F – V – V.
F – V – V– F.
V – V – F – F.
Ana Maria é uma professora recém-formada no curso de Licenciatura realizado na modalidade a distância. Ao longo dos seus estudos ela desenvolveu habilidades para utilização de várias tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Ao iniciar suas atividades de estágio ficou extremamente empolgada para desenvolver atividades utilizando o computador na sua escola. Entretanto, a diretora alertou que somente com a presença do professor treinado pela Superintendência era permitida a utilização do laboratório de informática.
Considerando as modificações nas formas de aprender e ensinar promovidas pela sociedade da informação e das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), promoveram modificações na forma de distribuição das informações pela sociedade.
A utilização das TIC’s na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A utilização das TIC’s deve ser pensada considerando o seu contexto e sua proposta definida no projeto político-pedagógico da escola a fim de construir uma prática que promova a aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade em equipamentos.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para ensinar os alunos a utilizar o computador.
A utilização das TIC’s deve obedecer a hierarquia da escola.
Observando a charge abaixo:

Reflita sobre as formas que a humanidade desenvolve e utiliza os recursos tecnológicos, indicando qual das proposições abaixo são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) as tecnologias são desenvolvidas para resolver uma necessidade em um determinado contexto histórico, social e tecnológico que em outro momento pode parecer inadequado.
( ) tecnologias antigas não podem ser utilizadas em um contexto digital.
( ) Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento.
( ) A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida.
Assinale a alternativa correta:
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – F.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador.
Sobre mediação pedagógica, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.
Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.
LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1
Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
F – V – F – F.
V – F – V – V.
F – F – V – V.
F – V – V– F.
V – V – F – F.
Ana Maria é uma professora recém-formada no curso de Licenciatura realizado na modalidade a distância. Ao longo dos seus estudos ela desenvolveu habilidades para utilização de várias tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Ao iniciar suas atividades de estágio ficou extremamente empolgada para desenvolver atividades utilizando o computador na sua escola. Entretanto, a diretora alertou que somente com a presença do professor treinado pela Superintendência era permitida a utilização do laboratório de informática.
Considerando as modificações nas formas de aprender e ensinar promovidas pela sociedade da informação e das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), promoveram modificações na forma de distribuição das informações pela sociedade.
A utilização das TIC’s na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A utilização das TIC’s deve ser pensada considerando o seu contexto e sua proposta definida no projeto político-pedagógico da escola a fim de construir uma prática que promova a aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade em equipamentos.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para ensinar os alunos a utilizar o computador.
A utilização das TIC’s deve obedecer a hierarquia da escola.
Observando a charge abaixo:

Reflita sobre as formas que a humanidade desenvolve e utiliza os recursos tecnológicos, indicando qual das proposições abaixo são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) as tecnologias são desenvolvidas para resolver uma necessidade em um determinado contexto histórico, social e tecnológico que em outro momento pode parecer inadequado.
( ) tecnologias antigas não podem ser utilizadas em um contexto digital.
( ) Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento.
( ) A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida.
Assinale a alternativa correta:
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – F.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador.
Sobre mediação pedagógica, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.
Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.
LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1
Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
A utilização das TIC’s na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A utilização das TIC’s deve ser pensada considerando o seu contexto e sua proposta definida no projeto político-pedagógico da escola a fim de construir uma prática que promova a aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade em equipamentos.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para ensinar os alunos a utilizar o computador.
A utilização das TIC’s deve obedecer a hierarquia da escola.
Observando a charge abaixo:

Reflita sobre as formas que a humanidade desenvolve e utiliza os recursos tecnológicos, indicando qual das proposições abaixo são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
( ) as tecnologias são desenvolvidas para resolver uma necessidade em um determinado contexto histórico, social e tecnológico que em outro momento pode parecer inadequado.
( ) tecnologias antigas não podem ser utilizadas em um contexto digital.
( ) Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento.
( ) A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida.
Assinale a alternativa correta:
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – F.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador.
Sobre mediação pedagógica, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.
Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.
LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1
Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – V – F – F.
V – V – F – F.
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador.
Sobre mediação pedagógica, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.
Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.
LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1
Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.
Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.
LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1
Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
a forma de utilizar as tecnologias.
a seleção da tecnologia.
a construção do conhecimento.
o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.
a seleção e o domínio da tecnologia empregada.
Segundo Pierre Lévy,
Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.
(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)
Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, a cooperação e a colaboração presencial.
a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.
a interação, a cooperação e a colaboração on-line.
a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.
o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.